domingo, 21 de março de 2021

ANTÔNIO NILSON PATRIOTA

 


UM DESBRAVADOR DE TOUROS DO PASSADO

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

É a Touros que fica na esquina do Rio Grande do Norte, dividindo o litoral leste e norte do Brasil, o berço de Antônio Nilson Patriota, tourense da rua do Capim que, escrevendo em prosa e verso, "pôs Touros no mapa".
Filho de uma costureira e de um comerciante afeito à poesia de violão, Patriota estudou pouco e trabalhou desde cedo, no comércio. Todos gostavam dele. Já aos 22, publicou crônicas no jornal oficial do governador e virou funcionário do Fisco, pela mão do amigo Dinarte Mariz -que, depois, o levou para dirigir a rádio Nordeste. Passou ainda por jornais em Belém, Recife e Rio de Janeiro.
Elegeu-se deputado "com a ajuda da rádio", mas desistiu, ao não conseguir outro mandato. Mergulhou então nas histórias de infância para escrever as crônicas de "Vôo de Pássaro", de 1978. Seguiu com "Itajubá Esquecido", ensaio biográfico sobre o poeta Ferreira Itajubá. E enveredou de vez na descrição da cidade em "Touros - uma Cidade do Brasil", publicada pelo Departamento Estadual de Imprensa, que dirigiu.
Presidente do Conselho Estadual de Cultura, ocupava a oitava cadeira da Academia Norte-Riograndense de Letras. A cruzada pessoal, realizou no romance "Um Gosto Amargo de Fim", em que traça a trajetória de Justino, "desbravador de uma Touros do passado, que põe a cidade no mapa, mas morre no anonimato", diz um dos cinco filhos. Patriota morreu sábado, aos 77, de câncer.

FONTE UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Arquivo do blog

TOUROS RN

ANTÔNIO NILSON PATRIOTA

Filho de NELSON FERREIRA PATRIOTA e MARIA SEGUNDA PATRIOTA, ANTÔNIO NILSON PATRIOTA nasceu na então Vila de Touros (RN), no dia 16 de dezemb...